LOGOMARCA PRÊMIOS ATITUDE CARIOCA COR 02

LIDERANÇA NEGRA TRANSFORMADORA

 

AIRA NASCIMENTO
CEO de As Josefinas Colab e Espaço cultural e Coordenadora de Projetos do instituto Dara - Saúde Criança

Aira Nascimento_edited.jpg

MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC.

Dedicada à geração de renda e empreendedorismo periférico na região de Campo Grande, zona oeste do Rio.

 

Engenheira de produção, com experiência em melhoria de processo e filosofia de gestão LEAN no mercado de óleo e gás, com 15 anos de carreira atuando na área de planejamento e controle da produção, qualidade, projetos e sistema de gestão da qualidade, tendo como objetivo atuar no mercado de forma multidisciplinar trabalhando em equipe, buscando a melhoria contínua e ações que promovam políticas de diversidade racial.

 

Green Belt Six Sigma

 

Pós Graduanda em Gerenciamento de Projetos.

Fundadora as Josefinas Colab, uma Startup para Inovação Social, Cultural e Empreendedorismo com foco em mulheres e mães periféricas no bairro de Campo Grande, zona oeste carioca.

Pesquisadora independente de negócios de impacto no Rio de Janeiro/RJ.

Membra do Movimento Black Money.


Integrante convidada do Fórum para dialogar sobre PROJETO DE LEI Nº 997/2019 (Institui a política estadual de investimentos e negócios de impacto social).


Participante da Formação de Facilitadoras: Empoderamento e Promoção da Participação Política das Mulheres, realizado pela CEPIA em parceria com a organização internacional Women's Learning Partnership (WLP). Julho- 2019


Participante no Painel Mulheres e Impacto na Virada Sustentável-RJ 2019
Participante do Curso Mulheres, resistência, Direitos e Marco regulatório da sociedade civil – MROSC- CAMTRA-BR. Fevereiro-2019.

SAIBA MAIS: https://www.linkedin.com/in/aira-l-nascimento-1073b463/

DAISE ROSAS NATIVIDADE

Diretora Executiva da Reafro - Rede Brasil Afroempreendedor

 
Daise Rosa_edited.jpg

Doutoranda em psicologia social pela UFRRJ pesquisando sobre autoestima de mulheres empresárias brasileiras e africanas.


Coordenadora pedagógica do programa de aceleração de afroempreendedores Afronegócios Virando a Onda dedicado a incubar e acelerar virtualmente negócios duramente afetados pela pandemia.

As atividades que abordam a Diversidade têm assumido fôlego relevante na minha trajetória, seja com foco em gênero, como racial e LGBTQI+. As Relações Internacionais têm marcado a minha vida pessoal e profissional. Empoderar Mulheres em suas atividades, fazem parte da minha meta de vida. Acredito que maior presença feminina nos espaços de poder e decisão, contribuem com a qualidades de vida de mulheres e sua família.

Os cursos de Especialização e Mestrado na UERJ, MBA em Gestão na UFF e a entrada no curso de Doutorado na UFRJ, ampliaram minhas relações profissionais e fortaleceram minhas perspectivas em contribuir com pessoas em seus processo de Gestão de Negócios.

Minhas ações ao longo dos meus 25 anos de docência e práticas em gestão de negócios, motivaram minha atuação com o segmento do Empreendedorismo.

Pesquisas, apoio a outros empreendedores e gerir uma empresa de apoio ao Empreendedorismo com foco na questão étnico racial, é a tônica de todo o meu trabalho, visando trazer para o cenário sócio econômico, diferentes saberes pela diversidade.

Minha atuação no Brasil, proporcionou algumas oportunidades em participar de cursos, palestras e ações profissionais em diferentes países (Canadá, Angola, USA) e que contribuiram para minha inserção na Câmara de Comércio ECOWAS Brasil Chamber of Commerce, como Diretora Regional Rio de Janeiro.

Para além desse cenário, atuar com Commodities foi ganhando força. Esse trabalho ganha peso, a partir do excelente network que construi ao longo dos anos e uma relação próxima a produtores agrícolas brasileiros.

Este trabalho envolve os países do continente africano em sua maioria, mas atendemos os demais países, pela FEAFRO uma trading nascente com expertise em países africanos.

A Black Pages Brazil traz um fôlego intenso para as atividades que exerço, como Diretora Executiva e colaboro como Consultora Advocacy e Docente na Escola de Negócios Afro através da REAFRO, onde também atuo como Diretora Fiscal.

Gestão de Negócios tem sido a minha atividade principal, assim como o Empreendedorismo Afro. Ambos balizam meu conhecimento e minha energia.

SAIBA MAIS: https://reafro.org/site/ OU https://www.linkedin.com/in/daise-rosas-natividade-066899103/

KAKÁ PORTILHO

CEO do Instituto Hoju

Kaka-Portilho.jpg

Doutoranda em Antropologia Social pela UFRJ.

 

Dedicada à geração de renda e desenvolvimento de territórios.

 

Desde 1998 atuando na modelagem de projetos culturais no Brasil e no exterior, trago na bagagem o saber tácito do fazer no próprio território. Captar recursos e me relacionar com o cliente foi algo que tive que aprender na prática, levando a verdade da minha experiência em diversas áreas de vulnerabilidade no Estado do Rio de Janeiro. Cases de sucesso conquistados com muita luta e dedicação ao trabalho sempre comprometido com resultados de impacto de cada ação. Modelar projeto e negócios sociais se tornou minha maior expertise e hoje investimos em negócios criativos de moradores de favelas da região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ubuntu - porque ser feliz não é algo que façamos sozinhos, mas partilhado! Lutando dia e noite em prol de um mundo com mais igualdade.

SAIBA MAIS: https://institutohoju.org.br/ OU https://www.linkedin.com/in/kak%C3%A1-portilho-86a63224/