LOGOMARCA PRÊMIOS ATITUDE CARIOCA COR 02

MEIO AMBIENTE

 

ONDA VERDE

ONG sem fins lucrativos que há 26 anos faz um trabalho incrível na disseminação das informações sobre o meio ambiente e sustentabilidade, atuando na conservação da diversidade biológica do bioma mata atlântica e estimulando ações para o desenvolvimento sustentável.

 

Atuam mobilizando, capacitando, incluindo e despertando pessoas para o exercício da cidadania e da preservação ambiental através de ações envolvendo educação ambiental, restauração florestal, apoio a pesquisas científicas, construções sustentáveis e o fortalecimento de políticas públicas, com base em áreas como proteção à mata atlântica, reflorestamento, programas e projetos de coleta seletiva, entre outros.

 

A ONG é comprometida especialmente com 10 dos 17 objetivos de desenvolvimento social, que é um conjunto de metas estabelecidas pela ONU como parte da agenda 2030 e possui uma série de iniciativas e soluções para empresas que se alinham com os propósitos da instituição, como a ação de reflorestamento que já plantou cerca de um milhão e meio de mudas nativas da mata atlântica e a ação de educação ambiental que atendeu cerca de 100 mil estudantes da rede pública de ensino.

 

Para Mais informações: https://www.ondaverde.org.br/

MEIO AMBIENTE.png

MENOS 1 LIXO

 

Movimento de educação ambiental capitaneado pela ativista Fernanda Cortez, que foi inspirada pelo documentário “trashed”, que percorre o mundo investigando pra onde vai o lixo produzido e como cada pessoa pode contribuir pra reduzir esse impacto.

 

O projeto nasceu em 2015 como a atitude individual da Fernanda, de não consumir mais copos descartáveis. A partir daí começou a incentivar amigos, familiares e pessoas ao seu redor a tomarem a mesma atitude. Pouco tempo depois ela desenvolveu um modelo de copo retrátil, pra ser levado dentro de bolsas e mochilas, e que facilitasse a não utilização de outros copos descartáveis.

O copo se transformou num fenômeno e foi a base pro desenvolvimento de toda plataforma de educação ambiental do menos 1 lixo, que desenvolveu o documentário “mares limpos”, a campanha “pare de chupar”, que impulsionou a lei de proibição de canudinhos de plástico, e organizaram o primeiro prêmio lixo zero. Fernanda se tornou conselheira do Greenpeace, defensora da ONU meio ambiente e foi premiada pela geração glamour como a mulher mais influente no segmento de sustentabilidade em 2017.

 

Para Mais informações: https://www.menos1lixo.com.br/

PAPEL SEMENTE

É uma empresa que nasceu com o objetivo de desenvolver produtos com responsabilidade socioambiental que despertem alegria e encantamento, incentivando o consumo consciente na sociedade.

 

Estão há onze anos difundindo e conscientizando o mercado sobre o uso do papel ecológico que, após a utilização como ferramenta de comunicação, pode ser plantado gerando vida através de flores, verduras e até ervas medicinais, ao invés de lixo.

 

A papel semente é certificada pelo sistema B, que avalia as empresas que medem seu impacto socioambiental e se comprometem de forma pessoal, institucional e legal a tomar decisões considerando as consequências das suas ações na comunidade e no meio ambiente. E que se comprometem com a responsabilidade de promover mudanças usando a força do mercado para solucionar problemas sociais e ambientais.

 

Inclusive, ao longo desse período de pandemia a empresa não só evitou demissões como pode mais que dobrar sua equipe, reforçando a responsabilidade que tem não só com o meio ambiente como também com as pessoas que a cercam. Além disso atingiu números importantes como as 58 toneladas de papel reciclado, que pouparam 1272 árvores, 580 mil litros de água e 218 megawatts hora de energia elétrica.

Para Mais informações: https://papelsemente.com.br/